A via será fechada entre as quadras 503/703 Sul até a 515/715, das 6h às 17h. Rotas de ônibus também sofrerão alterações.
Foto: Mary Leal

O trânsito na W3 Sul estará fechado nesta quinta-feira (11) , feriado de Corpus Christi. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará interdições entre as quadras 503/703 Sul até a 515/715, nas três faixas e nos dois sentidos, das 6h às 17h.

Os cruzamentos da 702/703 Sul e da 714/715 ficarão abertos para que a população tenha acesso ao Santuário Dom Bosco e ao Setor Hospitalar Sul.

Veja mais no vídeo abaixo:

Haverá uma faixa de circulação exclusiva para moradores da 703 e 707 Sul, ou seja, as entradas serão pela 703, 705 e 707. Na tarde desta quarta-feira (10), foram entregues aos residentes dessas áreas uma identificação, caso precisem circular de carro pela região. Bruno Martinez, 58 anos, foi um dos moradores que recebeu a credencial.

O analista de sistemas conta que está empolgado para praticar atividades físicas na via, com segurança.

“Achei uma ótima ideia. Às vezes ia para o Eixão [do Lazer], mas agora vou ter um local para me exercitar na porta de casa”, comemora ele. Morador há mais de 20 anos do local, ele elogia a ação do governo ao identificar os veículos de moradores. “Era uma preocupação nossa, de como a gente ia sair de casa, mas com essa credencial, não teremos problema nenhum”.

Por conta do bloqueio, o Detran recomenda que as pessoas evitem deixar os veículos nos estacionamentos do canteiro central. Para quem pretende trafegar no sentido Norte/Sul, o departamento sugere como rota alternativa a via W5 Sul, em direção ao Setor Policial, por exemplo. Já aqueles que querem acessar o sentido Sul/Norte, as opções são as vias W2 e W4 Sul. Equipes de fiscalização do órgão estarão em pontos fixos e em patrulhamento para controlar o trânsito e orientar a população.

Transporte público

Os ônibus que chegam ao Plano Piloto vão circular pela W4. Já aqueles que saem da área central em direção à Saída Sul terão de passar pela W5. As linhas circulares também passarão pela W4 (sentido Sul/Norte) e W5 (Norte/Sul).

Com relação aos horários, os ônibus rodarão de acordo com a escala de domingo. São 32 linhas que fazem 573 viagens. Em média, são transportadas 12 mil pessoas por dia para diversas regiões administrativas da capital.

Os itinerários que circulam no sentido Norte/Sul farão desvio no início da W3 Sul (quadra 702) até a altura da 716, na via lateral do Cemitério Campo da Esperança, para ter acesso ao Setor Policial. No sentido Sul/Norte, os ônibus terão acesso ao Setor Policial pela via lateral do cemitério, prosseguindo pela W4 até a 702.

O embarque e desembarque de passageiros nesse trecho será feito nas vias W4 e W5 Sul, dependendo do sentido da viagem.

Decreto
Nessa terça (9), o governador Ibaneis Rocha determinou a reabertura do Eixão do Lazer e a inclusão da W3 Sul no projeto. De acordo com o texto, em edição extra do Diário Oficial do Distrito federal (DODF), a via será exclusiva para caminhadas, corridas, bicicletas e veículos não motorizados. Será proibida atividades recreativas e esportivas que gerem aglomerações. Também não será permitida a comercialização de produtos por vendedores ambulantes.

Em outubro do ano passado, foi criado um grupo de trabalho para estudar a viabilidade técnica de implantação do projeto. Para tirar a proposta do papel, vários órgãos do governo local se envolveram na ação: secretarias de Governo, de Esporte e Lazer, de Transporte e Mobilidade, de Obras e Infraestrutura; de Segurança Pública; Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Detran-DF, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Administração Regional do Plano Piloto.

A subsecretária de Políticas Públicas da Secretaria de Governo e coordenadora do projeto, Meire Mota, lembra que o projeto de fechamento da via está dentro da proposta de revitalização da W3 Sul.

“É uma alternativa para que as pessoas desafoguem o Eixão do Lazer, principalmente neste momento de pandemia. Queremos que as pessoas retomem as atividades físicas aos poucos, mas sem aglomeração”, ressalta.

Segundo Meire, também serão montados dois estandes, um na quadra 504 e outro na 512 para dar orientações sobre com evitar a proliferação do mosquito da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti, e a propagação do novo coronavírus, além da distribuição gratuita de máscaras. A ideia contará com o apoio da administração regional da cidade e da Secretaria de Saúde.

Revitalização

A avenida comercial mais antiga de Brasília está sendo totalmente reformada. As obras começaram em 2019 e continuam este ano. O projeto de reparação remodela as vias e reorganiza os estacionamentos, tanto na W3 quanto na W2 Sul (em que o comércio é virado para as quadras residenciais), além de realizar arborização e paisagismo, revitalização de becos entre os blocos e recuperação e troca de piso das calçadas.

A iluminação na via W3 Sul e Norte também está de cara nova. Foram realizados serviços de instalação e substituição de luminárias de LED e postes de luz, além da instalação de disjuntores, pintura de postes e construção de redes de duto. O trabalho foi realizado em duas etapas. Os serviços autorizados pela Secretaria de Obras e Infraestrutura e executados pela Companhia Energética de Brasília (CEB) têm o objetivo de dar mais segurança para a população.