Primeiro laboratório de testes 5G do Brasil é inaugurado no DF.

A tecnologia ficará em experimento e poderá ser acessada pela população que pode visitar o espaço via agendamento; a internet 5G, quando implantada, deve possibilitar o acesso de carros, casas e eletrodomésticos à internet

Por Redação

O Distrito Federal inaugura hoje, 24, o primeiro laboratório voltado à tecnologia 5G do Brasil. O evento de inauguração está marcado para às 10h30 e não será aberto ao público, em razão da pandemia de covid-19. Instalado no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), o laboratório servirá de modelo para o que deverá ser nos próximos anos a maior tecnologia no âmbito virtual. A internet 5G tem inúmeras vantagens e deve começar nos próximo período ganhar terreno em quase todos os países.

O DF, com apoio do governo local, da Biotic, subsidiária da Terracap, com a Huawei e a Telefônica Vivo, sai na frente com a implantação do laboratório que servirá nesses primeiros meses como um espaço para experimentos, tanto por parte de técnicos quanto de usuários (população), de atividades que devem ser pautadas em breve pela nova modalidade de internet.

A tecnologia 5G, é bastante esperada porque ela vai possibilitar que as sociedades deem um salto em relação aos serviços que são propostas pelos serviços já oferecidos na rede. Além disso, outros serviços também poderão surgir com a nova tecnologia, como é o caso de carros e casas conectados à rede. Para se ter uma ideia, a rede 5G, possibilita à rede 5G que o usuário poderá navegar até cem vezes mais rápido do que a atual 4G.

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), falou sobre o empreendimento e disse que sua gestão tem trabalhado com o presente sem esquecer das demandas futuras, que no caso da internet, principalmente no período pós-pandemia, será fundamental para a implantação do chamado “novo normal”, ou seja, período de retomada em que as sociedade terão que se reformular suas formas de viver.

“A conexão ampla e isso terá reflexo imediato na criação de empregos e nas oportunidades para empreendedores. Brasília sai na frente com esse laboratório. Quando o sistema for implantado no Brasil já estaremos bem preparados para avançar”, garante Ibaneis.

Inovação

Com a chegada da pandemia de covid-19 e com a mudança nos hábitos de vida das pessoas, em razão do isolamento e distanciamento social, o uso de internet deixou de ser um serviço bastante procurado para o entretenimento e lazer para ser uma ferramenta de trabalho e também de cidadania, exemplo é o auxílio emergencial, cujo todo processo do beneficiário é feito via aplicativo. Agora, a ideia é fazer com que muitas profissões sejam desempenhadas com o apoio da internet.A tecnologia 5G possibilita conexão simultânea de aparelhos, permitindo ao usuário conectar até mil objetos em seu dispositivo móvel

“Esta acabará sendo a única saída de muitas empresas: a inovação. Aí entra essa experiência no laboratório 5G, que proporciona interação com a chamada Indústria 4.0 e outros conceitos como a Internet das Coisas”, explica o presidente da Terracap, Izidio Santos.

Basicamente a tecnologia 5G se difere da 4G em razão de sua capacidade de transmissão de dados, o que no mundo cibernético é chamado de latência, que é a possibilidade de o 5G fazer conexões simultânea de aparelhos, permitindo ao usuário conectar até mil objetos em seu dispositivo móvel. Por conseguir ter um menor tempo de resposta na transferência de dados na rede, a internet 5G, além de possibilitar a conexão de carros, casas e eletrodomésticos via internet, possibilitará ao consumidor ter redução de até 90% no consumo de energia se comparado à rede 4G.

Como visitar o laboratório?

O laboratório da 5G no Biotic ficará aberto à visitação do público a partir de agendamento prévio via e-mail bioticsa@bioticsa.com.br. A entrada será gratuita e os visitantes poderão ter a experiência de como será a tecnologia assim que fora implantada no país.

Fonte Blog do Ulhoa