Os distritais Chico Vigilante (PT) e Júlia Lucy (Rede) divergem sobre a proposta do GDF de retomada das atividades de ensino.

Em meio à polêmica sobre o iminente retorno às aulas presenciais na rede pública e privada de ensino, a Live CLDF traz o tema à discussão nesta quinta-feira (16), ao vivo, com início às 17h, com a participação dos deputados Chico Vigilante (PT) e Júlia Lucy (Novo). A parlamentar defende a liberdade de escolha: "Compete às famílias decidirem sobre o retorno de seus filhos às escolas". Já o deputado Vigilante considera que a reabertura das escolas nesse momento representa um "ato de irresponsabilidade" uma vez que pode colocar "milhares de pessoas em risco".

Suspensas desde 11 de março devido à pandemia do coronavírus, o reinício das atividades presenciais foi autorizado em decreto do governador publicado no dia 2 deste mês. Desde então, tanto a Secretaria de Educação do DF quanto o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe-DF) e o Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) tratam sobre as datas de retomada das aulas presenciais e o calendário escolar.

Uma das autorizações previstas no decreto é a reabertura do funcionamento das instituições privadas no dia 27 deste mês. Já nas escolas públicas, o retorno presencial dos 470 mil estudantes será feito em etapas, com início em 31 de agosto, de acordo com a Secretaria de Educação do DF. Antes, porém, professores e demais profissionais da área deverão ser testados para Covid-19. Aqueles que pertencerem aos grupos de risco ou que apresentarem sintomas da doença vão executar atividades remotas.

Testagem para Covid-19, protocolos de segurança, revezamento presencial de alunos, acesso web, plataforma on-line e ensino híbrido são algumas das implicações que podem suscitar o debate entre os deputados, os professores, os pais e as mães de alunos na Live CLDF desta semana.

Live CLDF – Em sua quarta edição, o programa desta quinta-feira (16), produzido e mediado pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Casa, será veiculado pela TV Web CLDF. Nas edições passadas, o programa abordou os impactos econômicos da pandemia no DF, com a participação dos deputados Agaciel Maia (PL) e Leandro Grass (Rede); a flexibilização do isolamento social, com os deputados Fábio Felix (PSOL) e Júlia Lucy (Novo); e as alterações na alíquota de contribuição previdenciária dos servidores públicos locais, com os deputados Arlete Sampaio (PT) e Delmasso (Republicanos).

No chat da Live, qualquer cidadão pode participar dos debates, ao comentar e questionar, ao vivo, sobre o tema em discussão e os posicionamentos dos parlamentares pelo canal da Câmara Legislativa no YouTube.

Franci Moraes
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa