Banco De Leite Humano: Uma Revisão Integrativa - Biblioteca Virtual de  Enfermagem - Cofen
Saúde assina Acordo de Cooperação Técnica com Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social. Coleta será feita no DF e na Ride.
Agência Brasília

Foi publicado, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (26), um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Saúde do DF e o Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (Ibres).

O acordo, em regime de mútua cooperação, tem o intuito de promover o aumento da coleta de leite materno e do número de receptores do DF. A coleta será executada no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do DF (Ride).

“Nossa expectativa é aumentar o volume de leite coletado e, consequentemente, o número de crianças atendidas. Quanto maior o volume coletado de leite materno, maior o número de crianças atendidas nos hospitais. Quem sabe se a gente aumentasse em pelo menos 50% o que já coletamos hoje, poderíamos oferecer o leite, em casa, em situações específicas”, analisa Miriam Santos, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do Distrito Federal.

A data de início do acordo é 1º de setembro. É um acordo com validade de 60 meses, contados a partir da data de sua assinatura, que ocorreu em 21 de agosto de 2020. A vigência poderá ser alterada mediante termo aditivo, conforme consenso entre os partícipes, não devendo o período de prorrogação ser superior a 60 meses.

Parceria

De acordo com o Coronel Eugênio Cesar Nogueira, presidente do Ibres, o Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto e a Secretaria de Saúde é um marco histórico no que tange à garantia de acesso ao leite humano no DF.

Além disso, vai proporcionar a participação da sociedade civil – 3° setor, na coleta de leite humano, proporcionando uma possibilidade de aumento significativo na coleta. “A ideia principal é aumentar significativamente, o volume de leite humano doado no Distrito Federal e Ride, com segurança e responsabilidade social, com o objetivo de salvaguardar vidas humanas”, explica Coronel Eugênio.

Secretarias se unem para entrega da Bolsa Maternidade nos bancos de leite

Segundo Miriam, o período do acordo vai colaborar para aumentar a coleta de leite materno, aumentar a conscientização da população sobre a importância da doação de leite, fortalecer ainda mais o vínculo entre a Secretaria de Saúde e Corpo de Bombeiros Militar nessa ação, além de dar mais segurança alimentar a esses bebês que estão internados.

A parceria firmada não envolve transferência de recursos financeiros da Secretaria de Saúde e do Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (Ibres), que já é parceiro da Pasta, mas informalmente, há cerca de dez anos.

*Com informações da Secretaria de Saúde