Programa itinerante criado pelo GDF visa acompanhar idosos durante pandemia. 

Idosos sendo atendidos pelo Sua Vida Vale Muito Itinerante.

Por profissionais de saúde, o Sua Vida Vale Muito Itinerante vai explicar sobre o conjunto de medidas para proteger os idosos em vulnerabilidade diante da covid-19; na primeira fase, em Ceilândia, 500 pessoas já foram atendidas

O Governo do Distrito Federal (GDF) através de sua Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) criou o programa Sua Vida Vale Muito para atender idosos de baixa renda, ou que morem com pessoas infectadas, ou suspeitas de estarem infectadas e sem condições de fazer isolamento social em casa. A necessidade do programa surgiu em razão da pandemia de covid-19 que tem, entre os alvos mais vulneráveis, a chamada população da terceira idade.

No DF, segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), há cerca de 303 mil pessoas com idade acima de 60 anos. Desse total, 96.519 vivem sozinhos, 206.581 moram acompanhados, e 14.495 vivem em habitação inadequada. Nesse sentido, a Sejus também criou o programa “Adote um Idoso”, (veja aqui como se cadastrar no programa) para mobilizar jovens e adultos a contribuírem com a proteção desta população contra o novo coronavírus.

A primeira ação do Sua Vida Vale Muito mais aconteceu logo no início da pandemia no DF. Foi quando o governo decidiu alugar quartos no Brasília Palace Hotel para hospedar idosos que necessitassem de fazer isolamento social. Nessa primeira fase, o programa atendeu 300 idosos que ficaram hospedados por 90 dias. “Nesse período, eles aprenderam a se proteger contra a Covid-19 e a importância de adquirir hábitos saudáveis no seu cotidiano”, informa a Sejus-DF.

A primeira fase do programa hospedou 300 idosos no Brasília Palace Hotel por 90 dias

Após esse período, os funcionários da pasta passaram a acompanhar os idosos via grupo de WhatsApp e, agora, iniciou uma segunda fase do programa, o Sua Vida Vale Muito Itinerante, que com o apoio de um grupo de voluntários de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, massoterapeutas e educadores físicos prestam serviço ao público idoso. 

Ceilândia

Em uma das regiões administrativas mais atingidas pelo novo coronavírus, Ceilândia recebeu recentemente os serviços do Sua Vida Vale Muito Itinerante. Com uma Van, os voluntários armaram um tenda na Praça dos Direitos, região central da cidade, e, segundo a Sejus-DF, foram atendidas 500 pessoas.

“Durante a pandemia da Covid-19, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Por isso, decidimos levar para as Regiões Administrativas esses atendimentos e serviços que podem auxiliar a população, especialmente os idosos e seus familiares, a se protegerem do coronavírus”, reforçou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

A Sejus-DF ainda não informou sobre qual será a próxima região administrativa a receber o programa.

Para mais informações sobre o Sua Vida Vale Muito Itinerante clique aqui.

Fonte News Black