Na manhã desta quarta-feira (16), o deputado Robério Negreiros (PSD), acompanhado do secretário do Trabalho, Thales Mendes, e demais autoridades, participou do evento de abertura do 5º ciclo do programa de inclusão social e qualificação profissional, Renova-DF. Na nova etapa, 3,5 mil alunos irão iniciar o treinamento nas áreas de construção civil e jardinagem.

Durante o evento, Robério Negreiros reforçou que o programa, realizado pela Secretaria de Trabalho, tem tido grande papel durante o período de pandemia da Covid-19, no que diz respeito à recuperação dos espaços públicos do DF e à qualificação de pessoas para o mercado de trabalho.

“Fico muito feliz com esse programa, que é revolucionário e um exemplo para o nosso país. O Renova-DF dá uma condição nesse momento muito delicado, pagando uma bolsa, alimentação, transporte, como uma forma de incentivo para a qualificação dos alunos”, elogiou o parlamentar.

Como segundo-secretário e responsável pela gestão financeira da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Robério atuou para que a Casa tivesse uma economia recorde no ano passado, o que possibilitou a Mesa Diretora destinar R$ 20 milhões em emendas para auxiliar o Poder Executivo na ampliação do projeto. Os valores foram fruto da redução de gastos da CLDF com manutenção de serviços administrativos, realização de eventos, publicidade institucional e tecnologia da informação.

“Continuarei atuando na Câmara Legislativa para a disponibilização de recursos para custear e viabilizar a continuidade do Renova-DF, que é um programa que faz a diferença, uma vez que proporciona dignidade e autoestima ao capacitar milhares de trabalhadores do DF”, afirmou.

Renova-DF

O Renova-DF, que já visitou dez regiões administrativas, é um programa da Secretaria de Trabalho (Setrab) de qualificação profissional e social com aulas práticas nas áreas de jardinagem e construção civil. Enquanto aprendem e se qualificam para entrar no mercado de trabalho, os alunos recuperam espaços públicos. Os alunos recebem bolsa no valor de um salário mínimo, lanche, transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Por meio do programa, mais de 3 mil alunos foram qualificados nos três primeiros ciclos e 1,5 mil passam por capacitação na quarta etapa, que está sendo realizada. No momento, a Setrab está definindo quais regiões administrativas (RAs) serão beneficiadas no ciclo que se inicia.


Anderson Almeida
Assessoria de Comunicação do Deputado Robério Negreiros