Educação, saúde, segurança, emprego, direitos humanos: a lista de pautas e bandeiras abraçadas pela Câmara Legislativa do Distrito Federal não para por aí. Plural, a CLDF – por meio dos deputados que representam a diversidade do DF – abraça, também, pensamentos e opiniões diferentes (por vezes, divergentes). Com esse perfil de atuação, a Casa deu início a uma campanha institucional para fortalecer sua imagem plural e democrática e, mais uma vez, convidar o cidadão a participar.

A campanha parte do slogan “Por cada um, por todos nós” e busca ilustrar diversos segmentos – negros, mulheres, jovens, pessoas com deficiência, entre outros – empunhando diferentes bandeiras – saúde, acessibilidade etc. A fachada do prédio da CLDF e outras instalações da sede aparecem como cenário e “pano de fundo” de muitas peças, de forma a reforçar a imagem e a identificação da instituição.

"Passamos por um período de muita polarização no país, e a campanha da CLDF tem um papel fundamental para enfatizar a importância da pluralidade de opiniões, que é um dos princípios democráticos”, ressalta o vice-presidente da Casa, deputado Ricardo Vale (PT), responsável pela Comunicação Social da Câmara Legislativa.

O presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), também destaca a importância da presença dos mais diversos atores sociais no exercício da democracia: “A representação da ampla diversidade de vozes na Câmara Legislativa é essencial para fortalecer nossa democracia. Ao acolher discursos e posicionamentos de diversas frentes sociais, a Casa se torna o epicentro do debate saudável, onde as ideias podem ser discutidas, confrontadas e refinadas”.

O diretor de Comunicação Social da CLDF (Dicom), Cleyton dos Santos, explica que a ideia da campanha institucional partiu, exatamente, do princípio de que a Câmara Legislativa representa “todas as bandeiras, absorve todas as lutas e militâncias”. “A CLDF existe por isso e para isso: para ser a casa de todas e todos”, resume.

O gestor sintetiza o conceito da campanha citando o vídeo produzido para as emissoras de TV. “O VT mostra bem isso: a bandeira da Câmara Legislativa é uma só e comporta todas as pautas, todas as cores e toda a pluralidade. Todas as bandeiras, unidas, formam a bandeira da CLDF”, destaca Santos.

Ricardo Vale arremata: “Felizmente, estamos passando por um processo de apaziguamento, e é importante que nós, representantes distritais, colaboremos para levar a mensagem de que a Casa comporta diferentes perspectivas e, mesmo assim, é capaz de atuar em unidade em prol das principais demandas do DF".

Ao longo de um mês, as peças da campanha poderão ser vistas em painéis digitais espalhados pelas regiões administrativas do DF, em jornais e revistas impressos e em sites eletrônicos. Há também um “spot” a ser veiculado nas emissoras de rádio. Essa ação começa logo após a campanha de divulgação dos canais de comunicação da Casa, de forma a reforçar o convite a todos os segmentos sociais, com seus múltiplos interesses, a acompanharem a atuação do Legislativo local e a participarem do processo democrático.

Vitrine da pluralidade

As propostas protocoladas, os debates promovidos e os pronunciamentos dos parlamentares em plenário evidenciam a multiplicidade de bandeiras e vozes que o Legislativo local acolhe e ecoa.

“A pluralidade de perspectivas enriquece a tomada de decisões, garantindo que políticas públicas mais inclusivas e abrangentes sejam desenvolvidas, refletindo verdadeiramente as necessidades e aspirações da sociedade”, avalia o deputado Wellington Luiz.

Local de discussões polêmicas (muitas vezes, acaloradas) e, também, de consensos, a Casa dá visibilidade a suas ações em seu portal na internet, na TV Câmara Distrital, em suas redes sociais no Instagram, Facebook, Twitter e Tik Tok e por meio de campanhas publicitárias. Esses veículos funcionam como vitrine da pluralidade da CLDF e reflexo dos segmentos e lutas sociais.

Denise Caputo – Agência CLDF