A distrital solicita a instalação de uma CPI para apurar as denúncias e cobra uma solução para o problema.

Durante sessão na Câmara Legislativa na (CLDF), na tarde desta terça-feira, (14), a deputada Paula Belmonte (Cidadania) solicitou o recolhimento de assinaturas para a instalação de uma CPI para apurar todas as denúncias sobre a poluição do rio, que há décadas é usado por moradores e produtores rurais que pedem socorro.

No plenário da Casa, a distrital além de fazer a denúncia alertou para as consequências do descaso do poder público em dar uma solução para o problema que afeta diretamente a saúde de famílias que dependem da água do rio para consumo, cozinhar e tomar banho.

Fiscalização

Em visita realizada à comunidade rural do Incra 09, em Ceilândia, no último sábado (12), a deputada recebeu diversas denúncias sobre a qualidade da água consumida pelos moradores que relataram diversos sintomas, como erupções na pele, feridas, diarreia, náuseas e alergias, inclusive em crianças e idosos.

Como presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle na (CFGTC/CLDF), a deputada foi até o aterro sanitário de Brasília, localizado em Samambaia, para averiguar a situação de como o lixo é recebido, tratado e lançado como chorume no rio Melchior, e cobrou mais transparência por parte do SLU sobre as medidas tomadas para amenizar os riscos de poluição, como análise de água e estudos regulares sobre a qualidade do Melchior.

" A poluição do rio Melchior atingiu um nível crítico onde crianças e idosos estão doentes após ter contato com a água! Não é a primeira vez que faço essa denúncia e cobro uma solução dos órgãos competentes. É necessário abrir uma CPI para que as autoridades possam dar uma explicação e apontar o que está acontecendo de fato com o Melchior! cobrou a deputada Paula Belmonte.

A deputada ressaltou a importância de identificar quais as principais fontes que estão poluindo o rio, além de tomar medidas para reverter essa situação. Ela também destacou a necessidade de investimentos em infraestrutura e políticas públicas para garantir a preservação e recuperação do rio além de resultar em medidas legais contra os responsáveis pela poluição.

Ascom da Deputada Paula Belmonte