Iniciamos hoje (01), o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, que tem por objetivo conscientizar as pessoas acerca do assunto, bem como prevenir o surgimento de novos casos, incentivando pessoas tanto a buscar ajuda, como a identificar quando alguém precisa de ajuda. Apesar de o assunto do suicídio ainda ser tabu na sociedade, é necessário falar sobre.

O suicídio é um problema de saúde pública que vem aumentando nos últimos anos e afetando a sociedade de maneira geral. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio no mundo. Essa campanha foi criada com o a intenção de conscientizar a população sobre o suicídio e acolher as pessoas que estão precisando melhorar a sua saúde mental e de um apoio emocional.

Importante lembramos que o suicídio não é uma decisão repentina, pois a pessoa apresenta sinais de que a sua saúde mental não vai bem e que precisa de ajuda. Veja a seguir alguns deles:

Variações de humor;
Despedidas frequentes;
Depressão e ansiedade;
Falta de motivação;
Isolamento;
Mudanças repentinas nos hábitos de alimentação ou sono.

Diante disso, nesse mês, o país inteiro realiza diversas ações com o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção ao suicídio. Para ajudar, devemos estar sempre atentos aos primeiros pensamentos suicidas de uma pessoa, que muitas vezes se manifestam em frases sutis como “queria só dormir pra sempre” ou “eu queria sumir”.

Após perceber que existe esse risco, é indicado não deixar a pessoa sozinha e incentivá-la a contar com ajuda profissional para encontrar equilíbrio emocional, pedindo para que ela procure ajuda profissional. É preciso, também, demonstrar empatia e abertura para ouvir o que a pessoa tem a dizer, acolhendo todos os seus sentimentos.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em cometer suicídio e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a a buscar um profissional.

Fonte: Governo de Novo Gama-GO