Foto: Tiago Oliveira/Gab. Doutora Jane


A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, nesta terça-feira (4), solenidade em reconhecimento e homenagem ao aniversário de 34 anos da RA de Sobradinho II, R.A. 26. A iniciativa foi conjunta dos deputados Doutora Jane (MDB), Ricardo Vale (PT), João Cardoso (Avante) e Eduardo Pedrosa (União).

Para a deputada Doutora Jane (MDB), que foi habitante de Sobradinho II, o dia foi de festividade pois, segundo ela, a cidade está crescendo independente de Sobradinho I.

“Sei que é um dia festivo e estamos todos muito felizes e honrados em estar na minha cidade e comemorar o aniversário de Sobradinho II. Sabemos que essa R.A. já se sentiu um ‘puxadinho’ de Sobradinho, já que surgiu para acolher a demanda habitacional. Mas aos 34 anos, Sobradinho II é uma grande cidade e tem todos os serviços independente da cidade de Sobradinho.”

O deputado Ricardo Vale (PT) reforçou que era uma enorme alegria estar na solenidade, principalmente por também nascer e crescer em Sobradinho I. Aproveitou também a palavra o parlamentar para reiterar os problemas que a região tem passado.

“Tivemos uma ‘Câmara em Movimento’ e discutimos as questões da Fercal e Sobradinho II com muitos segmentos reivindicando melhorias em todas as áreas. A educação e a saúde estão muito precárias. O transporte está um caos, e como é difícil pegar um ônibus aqui no horário certo. O esporte e cultura tem que ser incentivados, e tem a questão da moradia. Hoje é festa mas não podemos esquecer dos problemas que essa cidade tem.”


Para o administrador de sobradinho II, Diego Rodrigues Matos, a região apesar de ser dividida administrativamente, é uma só. Ele aproveitou para agradecer ao Governo, parlamentares legislativos, polícia e bombeiros pelas parcerias de melhorias.

“Nós temos muitos problemas, mas estamos encontrando soluções. Inclusive, vindo para a audiência, vi que a R13 a R10 já ganharam luz de LED e isso é uma emenda parlamentar. Na nossa cidade, a gente colocou a luz de LED em vários pontos da cidade, fizemos serviços de tapa buraco, de recapeamento e reforma nas escolas. Agradeço aos moradores, pois essa cidade só chegou até aqui por causa de vocês.”

Antes da entrega das moções de louvor, o Pastor Darley de Jesus Cantilo fez uso da palavra.

“Segundo Ulysses Guimarães, ‘a governabilidade é o social, e a fome, miséria e a injustiça são coisas ingovernáveis.’ Quero parabenizar as instituições que fazem com que o Sobradinho II se mova. Continuem lutando pois juntos venceremos.”


Compuseram a mesa o subdefensor público-geral, Fabrício Rodrigues de Souza; o administrador de sobradinho I, Gutemberg Gomes; o administrador da Fercal, Fernando Gustavo da Silva Madeira; o comandante do 13º batalhão da PMDF, Elisson Gonves de Souza; o comandante corpo de bombeiros do DF, Fabiano Luis Medeiros; o delegado da 13ª delegacia de polícia de Sobradinho, Hudson Maldonado; o delegado chefe da 15ª Delegacia De Sobradinho II, Ricardo Viana; a diretora da Escola Caic Júlia Kubitscheck De Oliveira, Fátima Eiraldo; e o pastor Edivaldo de Freitas Duarte.

Joás Benjamin (Estagiário) - Agência CLDF